Garantir a saúde financeira de um negócio exige um trabalho minucioso e em conjunto do departamento financeiro com o contador. As atividades exercidas por ambos são direcionadas para o controle de todo o capital monetário de uma empresa, garantindo que a origem e o destino dos recursos sejam conhecidos com precisão.

Nesse sentido, uma ação de extrema importância, inclusive para micro e pequenas empresas, é o fechamento mensal. Realizado no início de cada mês com informações sobre o anterior, ele permite a elaboração de uma estratégia eficaz para o crescimento corporativo.

Por que é importante?

De forma simplificada, o setor financeiro funciona como um filtro para o escritório de contabilidade. É ele que reúne os documentos, como notas fiscais, comprovantes de pagamento e recebimento, por exemplo. Aos contadores cabe, então, analisar os dados, conferindo se estão corretos, e lançar o resultado final no fechamento para, em seguida, retornar ao financeiro. Apenas com a análise do fechamento mensal é que são feitas (ou refeitas) as projeções para os meses seguintes e que as informações são apresentadas para a diretoria realizar ou adaptar o planejamento estratégico.

O que devo fazer?

O objetivo é, portanto, identificar e discriminar todas as operações de forma correta, de modo que cada uma delas seja examinada e computada no Balanço Patrimonial, na DRE (Demonstração de Resultados do Exercício) ou mesmo nos dois, dependendo do lançamento a ser feito. É por isso que, quando há alguma divergência ou erro, os contadores interrompem todas as atividades para conferir com o financeiro o que aconteceu e só então finalizar o processo. É o que chamamos de conciliação contábil.

Com essas considerações, não é difícil perceber a importância do trabalho em conjunto entre o financeiro e o contador, concorda? Afinal, um complementa a atividade do outro, garantindo o bom funcionamento do negócio.

O processo para o fechamento mensal

Não é à toa que o contador é considerado um profissional de extrema importância no dia a dia de um empreendimento. Afinal, é ele o responsável pela entrega de obrigações, cálculo de impostos e a geração dos livros obrigatórios. Mas para isso, devem receber todos os documentos que tiveram ou terão algum impacto financeiro ou patrimonial, como por exemplo, gastos e receitas, contratos futuros, notas fiscais ou extratos bancários.

Eles são divididos em categorias, considerando a área com a qual estão relacionados. Portanto, podem ser trabalhistas, fiscais, contábeis ou do controle de estoque. Para facilitar sua compreensão, listamos todos a seguir.

Movimentação trabalhista

Esses documentos têm como base a relação de trabalho — assalariado ou não — com a empresa. Desta forma, dão suporte ao processamento da folha e são escriturados na contabilidade. Além disso, podem ser utilizados para a análise das obrigações acessórias. São eles:

  • Guia de impostos ou contribuições: INSS, FGTS, contribuição sindical e outras contribuições;
  • Movimentos e recibos: relacionados aos serviços contratados de autônomos e cooperados;
  • Recibos de pagamento: salários, pró-labore, férias, vale-transporte e atestados médicos de funcionários.

Movimentação fiscal

Esta é uma das categorias mais importantes, pois qualquer pendência pode causar grandes problemas com o governo. Por isso, é preciso atentar-se para os seguintes documentos:

  • Notas fiscais: é preciso guardar e entregar ao contador todas as notas fiscais, sem exceção. Isso inclui as de entrada e de saída de produtos, de prestação e contratação de serviços, de conhecimento de transporte e de compra de bens;
  • Notas fiscais de concessionárias: referem-se a serviços, como os de telefonia e energia elétrica;
  • Arquivos eletrônicos: são os documentos emitidos em formato digital. Alguns exemplos são: redução Z, arquivos do Sped Fiscal e notas fiscais em formato XML;
  • Comprovantes de pagamento dos impostos: é o caso do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), da GARE (Guia de Arrecadação Estadual) e da GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais).

Movimentação contábil

Os documentos que não estão ligados às áreas trabalhista e fiscal são incluídos na movimentação contábil. São eles que permitem o controle de caixa, tais como:

  • Extratosbancários, de aplicações, cartões de crédito, empréstimos e descontos de duplicatas;
  • Arquivos eletrônicos: como extratos em formato OFX e controle de caixa;
  • Recibos e contratos: de locação, de honorários, despesas diversas e contratos a pagar;
  • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas.
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